Mexia: “É um bom negócio para os acionistas das duas empresas”
António Mexia, presidente da EDP, diz que OPA sobre a Renováveis surge num 'timing' adequado, representando um "bom negócio para os acionistas das duas empresas".
Os analistas têm opinião diferente, mas António Mexia considera que a Oferta Pública de Aquisição (OPA) da EDP sobre a EDP Renováveis “é um bom negócio para os acionistas das duas empresas” e surge num “timing adequado” para a elétrica nacional. Operação deverá ficar concluída até final do terceiro trimestre.
A EDP anunciou esta segunda-feira o lançamento de uma oferta para adquirir as ações que ainda não detém na sua subsidiária de energias limpas. Paga uma contrapartida de 6,80 euros por ação, o que representa um prémio de 10,5% face à média diária dos últimos seis meses. Ao mesmo tempo, anunciava a venda da espanhola Naturgas por 2.591 milhões de euros, que servirá para financiar a OPA e abater a dívida do grupo.
Mas se os analistas consideram que proposta da EDP é baixa, António Mexia está convencido de que se trata de um bom negócio para os acionistas da EDP Renováveis.
“Está alinhado com o mercado”, referiu esta terça-feira o presidente da EDP em conference call com os analistas. “Acreditamos que é um bom negócio para os acionistas das duas empresas. Faz sentido para os acionistas de ambas as empresas”, declarou Mexia, sem adiantar muitos pormenores sobre a proposta de aquisição da EDP Renováveis devido a questões regulatórias. Não avançou com cenários hipotéticos para os acionistas no caso de a EDP conseguir mais de 90% dos direitos de voto da EDP Renováveis.
"Acreditamos que é um bom negócio para os acionistas das duas empresas. Faz sentido para os acionistas de ambas as empresas.”
Mexia considerou que o timing da operação é adequado, apesar de os analistas assumirem alguma surpresa com o momento adotado pela EDP para avançar sobre a sua subsidiária. O gestor português fala em “oportunidade interessante” para a recomposição do portefólio da empresa portuguesa. “No curto prazo, permite cristalizar o valor dos ativos. A médio prazo, reforça os objetivos do nosso plano estratégico. E melhora a posição da EDP no setor das utilities a longo prazo”, argumentou.
Sobre a venda da Naturgas, por um valor acima do que o mercado esperava, Mexia recebeu os “parabéns” dos analistas, a quem frisou tratar-se uma “boa venda”, incluindo do ponto de vista do momento da operação. Em relação à Portgas, cujas negociações estão já na fase final, haverá uma decisão final “muito em breve”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mexia: “É um bom negócio para os acionistas das duas empresas”
{{ noCommentsLabel }}