O mercado dos smartphones “não está morto”. E a Samsung voltou a ser líder
Segundo os últimos dados da consultora IDC, o mercado dos smartphones voltou a acelerar no primeiro trimestre, depois de um fraco ano de 2016. Além disso, a Samsung voltou a ultrapassar a Apple.
O mercado global de smartphones voltou a ganhar ritmo no primeiro trimestre deste ano. Segundo a consultora IDC, as fabricantes venderam 347,4 milhões de unidades entre janeiro e março, um crescimento homólogo de 4,3%, acima dos 3,6% estimados previamente. São números que, para Ryan Reith, responsável por este trabalho trimestral, “provam que o mercado dos smartphones não está morto e que o crescimento ainda existe”.
De acordo com a IDC, os consumidores continuam a mostrar apetite por smartphones e as expectativas em relação aos mais mediáticos topos de gama mantêm-se tão altas como sempre. A consultora reconhece que o ano de 2016 foi crítico com o desacelerar deste mercado, mas acrescentou: “Acreditamos que a indústria vai mostrar alguma recuperação em 2017, tendo em conta que os fortes resultados do primeiro trimestre certamente suportam este argumento.”
O fraco crescimento registado em 2016 foi, em parte, explicado com a maturidade do mercado, assim como com a falta de elementos inovadores nos aparelhos, capazes de motivar os consumidores a abrirem os cordões à bolsa. Apesar da maior feira do setor, realizada no princípio do ano, ter evidenciado mais uma vez essa tendência (recorde aqui a análise do ECO), a IDC indica que o público está a receber bem os novos topos de gama de marcas como a Samsung e a Huawei.
“As grandes apresentações de topos de gama pela Huawei com o P10 e da Samsung com o S8 mostram que a inovação ainda é possível. E ainda que a Apple não tenha realizado nenhuma apresentação formal, é seguro dizer que a indústria está amplamente a antecipar o que virá das apresentações do iPhone deste ano”, sublinha a consultora.
"Acreditamos que a indústria vai mostrar alguma recuperação em 2017.”
Samsung volta a ultrapassar a Apple
Por falar em Apple, a Samsung voltou ao primeiro lugar no pódio das quotas de mercado globais. A fabricante sul-coreana ultrapassou a Apple no primeiro trimestre, depois da queda resultante do fiasco do Galaxy Note 7 no final do ano passado.
A marca garantiu uma fatia de 22,8% do mercado entre janeiro e março de 2017, com um volume de vendas na ordem dos 79,2 milhões de unidades. A Apple garantiu 14,9% de quota, com um volume de 51,6 milhões de unidades vendidas — recorde-se que a marca vai oficialmente apresentar resultados trimestrais esta terça-feira, às 22h (hora e Lisboa).
O regressar da Samsung ao pódio mostra que os consumidores estão a dar uma segunda oportunidade à marca, depois do escândalo das baterias defeituosas do Note 7, assim como da detenção de um administrador por suspeitas de corrupção. A Samsung apresentou recentemente o Galaxy S8 em Londres e Nova Iorque, um telemóvel que volta a pôr às expectativas em níveis recorde. Os aparelhos chegaram ao mercado português no passado dia 28 de abril.
Em contrapartida, isso coloca mais pressão sobre a Apple, que se prepara para o lançamento de mais um iPhone no próximo outono. A marca não apresentou alterações significativas no lançamento do iPhone 7 do ano passado, guardando muitas das novidades para a edição deste ano, que vai assinalar os dez anos do lançamento do produto. A marca está, desta forma, quase que obrigada a apresentar um modelo que realmente convença os fãs a atualizarem os modelos.
No terceiro lugar da tabela das quotas e mercado está a chinesa Huawei, com uma fatia de 9,8%, seguida pela Oppo e pela Vivo. Os dados da IDC ainda são preliminares e podem sofrer alterações.
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