“Telescola” dá 500 mil espectadores à RTP Memória. Lidera na manhã
A "telescola" da RTP Memória voltou a liderar as audiências na TV portuguesa na manhã desta terça-feira, depois de ter batido a CMTV e até o "Programa da Cristina" na estreia. Mas o share foi menor.
A RTP Memória voltou a liderar as audiências na televisão portuguesa no período da manhã esta terça-feira, depois de a “telescola” ter dado ao canal público um resultado histórico, batendo mesmo o “Programa da Cristina”. Ao segundo dia de #EstudoEmCasa, a aula mais vista foi “Estudo Artista”, às 9h40, que chegou a ter perto de meio milhão de espetadores.
Os dados provisórios, revelados ao ECO pela RTP, e que ainda não incluem as audiências em diferido, mostram que a RTP Memória registou um share de 3,7%, um recuo de meio ponto percentual face aos 4,2% registados no dia de estreia. Ainda assim, os resultados são notórios, com a RTP Memória a conseguir novamente bater todos os outros canais da TV portuguesa entre as 9h e as 11h, sagrando-se líder nas manhãs.
Na segunda-feira, dia em que milhares de alunos do 1.º ao 9.º ano “regressaram” às aulas mas apenas com ensino não presencial, a “nova telescola” na RTP Memória, uma iniciativa do Ministério da Educação, bateu um recorde de audiências. Superou mesmo a “rainha das manhãs” — a apresentadora Cristina Ferreira, da SIC — e até a CMTV.
Já esta quarta-feira, o ECO revelou que a RTP está disponível para continuar com o projeto da “telescola” mesmo depois da pandemia do coronavírus, apesar de a decisão ser sempre do Governo. Uma intenção plasmada nas declarações de Gonçalo Reis, presidente executivo do grupo RTP, que disse na terça-feira que “os conteúdos educativos são decisivos no contexto atual e deverão ser uma marca de futuro na RTP”.
Os resultados inéditos da RTP Memória, impensáveis há poucos meses, acontecem num período excecional para a economia portuguesa, em que uma boa parte do país está em casa e as escolas do ensino básico estão fechadas para evitar a propagação da pandemia. A queda do share de segunda para terça-feira é um indício de que o “fator novidade” estará a puxar pelas audiências do projeto, com vários portugueses a sintonizarem o canal para aferir como é este novo formato de ensino à distância.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Telescola” dá 500 mil espectadores à RTP Memória. Lidera na manhã
{{ noCommentsLabel }}