Administração da Semapa diz que OPA da Sodim é “oportuna” e o preço “adequado”
O Conselho de Administração da Semapa considera que a OPA lançada pela família Queiroz Pereira é "oportuna" e que as condições são "adequadas".
O Conselho de Administração da Semapa considera que a Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pela Sodim é “oportuna” e que “as suas condições são adequadas”. O relatório foi publicado esta sexta-feira na CMVM.
A operação tem caráter geral e voluntário. A família Queiroz Pereira, que já controla mais de 73% da cotada, propõe pagar 11,40 euros por cada ação da Semapa que ainda não detém e definiu como cláusula de sucesso a aquisição de 90% dos direitos de voto da cotada nacional.
Segundo a administração da Semapa, a contrapartida oferecida representa “um prémio de 20% em relação à última cotação de fecho das ações” a 18 de fevereiro, na véspera do anúncio preliminar da OPA. É ainda um prémio de 37,2% “em relação ao preço médio ponderado das ações” nos “seis meses imediatamente anteriores”,
Entretanto, os títulos da Semapa já ajustaram o seu valor ao preço da OPA, cotando a 11,90 euros. Como noticiou o ECO, o negócio avalia a empresa em quase 930 milhões de euros.
“Tendo por base a análise constante do presente relatório é entendimento do Conselho de Administração que […] a oferta é oportuna e as suas condições são adequadas e, atendendo à informação existente sobre a sociedade e ao comportamento histórico da ação da Semapa no mercado, a contrapartida da oferta merece ser tida em consideração e é suscetível de ser aceite pelos acionistas”, lê-se na conclusão do relatório conhecido esta sexta-feira.
Além disso, “o Conselho de Administração recomenda ainda que cada acionista tome a sua decisão individual quanto à aceitação ou não aceitação da oferta em função da análise dos seus próprios objetivos de retorno, liquidez e horizonte temporal de investimento”, acrescenta.
A Semapa controla a papeleira Navigator e a cimenteira Secil, tendo obtido lucros de 124 milhões de euros em 2019. João Castello Branco é presidente executivo e José Antônio Fay é chairman.
Caso a Sodim consiga deter pelo menos 90% dos direitos de voto da Semapa e, simultaneamente, adquirir pelo menos 90% das ações objeto da oferta, tem a intenção de acionar o mecanismo de aquisição potestativa para ficar com as ações da totalidade dos acionistas, uma prática conhecida por squeeze-out.
No caso de não adquirir pelo menos 90% das ações que são objeto da OPA, mas se conseguir ficar com percentagem equivalente dos direitos de voto, irá promover a retirada da Semapa da bolsa.
(Notícia atualizada pela última vez às 20h01)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Administração da Semapa diz que OPA da Sodim é “oportuna” e o preço “adequado”
{{ noCommentsLabel }}