Startup portuguesa Aptoide “pode ser alternativa” à Google para a Huawei
A Aptoide aproveitou o corte da Google à Huawei para se posicionar como "alternativa" à loja de aplicações da multinacional norte-americana. Uma eventual parceria está em cima da mesa.
A startup portuguesa Aptoide garante que “pode ser alternativa” ao ecossistema da Google nos telemóveis da Huawei. A empresa “tem mantido contactos com a Huawei” e a decisão da Google de romper relações com a marca chinesa “pode vir a acelerar” uma eventual parceria favorável à startup portuguesa.
Apesar de ser improvável que a loja da Aptoide venha a servir de standard nos telemóveis da marca ao nível global, a empresa portuguesa poderia ser instalada de origem nos smartphones da Huawei, o que representaria uma significativa fonte de crescimento para a startup de origem nacional.
Contudo, segundo Álvaro Pinto, nada ficou fechado e o diálogo tem-se mantido aberto com a Huawei “há muitos anos”, explicou ao ECO o cofundador da Aptoide, na sequência da notícia avançada pelo Dinheiro Vivo, que indicou que as duas empresas já negoceiam uma parceria na sequência da decisão tomada pela Google este domingo.
A Reuters avançou que a Google cortou relações com a Huawei e vedou o acesso da marca a hardware, software e serviços técnicos, depois de o Presidente Donald Trump ter posto a tecnológica asiática na lista negra das exportações. A decisão da multinacional vai impedir que a Huawei use a popular loja de aplicações Google Play Store nos novos smartphones da marca.
A Aptoide é conhecida por ter criado uma loja de aplicações alternativa à da Google e por ter interposto uma providência cautelar à Google no âmbito de um processo em que acusa a multinacional de práticas anticoncorrenciais.
Contactada, a Huawei Portugal não foi imediatamente capaz de confirmar que tenha estado em negociações com a Aptoide, mas as duas empresas estão instaladas na mesma cidade chinesa, em Shenzhen, na província de Guangdong.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Startup portuguesa Aptoide “pode ser alternativa” à Google para a Huawei
{{ noCommentsLabel }}