CaixaBI aplica desconto de 10% ao BPI mas recomenda compra após OPA
CaixaBI baixou avaliação dos títulos do BPI face à reduzida liquidez que o título apresenta. Ainda assim, dá potencial de valorização de 18%, recomendando "comprar" BPI após a oferta espanhola.
O CaixaBI aplicou um desconto de 10% ao preço-alvo que atribui ao BPI BPI 0,00% , recomendando “comprar” títulos do banco mesmo após a Oferta Pública de Aquisição (OPA) do CaixaBank ter deixado a cotada portuguesa com uma reduzida liquidez em bolsa.
A nova avaliação é agora de 1,15 euros face aos 1,30 euros estimados anteriormente, com o banco de investimento a explicar esta redução do preço-alvo com um “desconto de liquidez” aplicado aos títulos após o grupo catalão ter ficado com 84,5% do BPI através de uma oferta que não contou com a participação da acionista Allianz, que detém mais de 8,5% do banco português.
Ou seja, o BPI apresenta um free float entre 6% e 7%, um nível de ações disponíveis para transação baixíssimo que levou a Euronext a retirar o banco português da sua montra principal, o PSI-20, na semana passada. As ações continuam admitidas à negociação na bolsa geral.
Desde o fim de OPA, o BPI desvaloriza cerca de 19%. Está esta sexta-feira a cotar nos 0,945 euros por ação. A nova estimativa do CaixaBI deixa assim uma margem para uma valorização de 18% e é com base neste potencial que o banco de investimento recomenda “comprar” títulos do BPI — baixando a recomendação de “acumular”.
Nota: A informação apresentada tem por base a nota emitida pelo banco de investimento, não constituindo uma qualquer recomendação por parte do ECO. Para efeitos de decisão de investimento, o leitor deve procurar junto do banco de investimento a nota na íntegra e consultar o seu intermediário financeiro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CaixaBI aplica desconto de 10% ao BPI mas recomenda compra após OPA
{{ noCommentsLabel }}