Biografia
António Costa, 52 anos, jornalista. Primeiro, as notícias, depois a economia, finalmente a gestão editorial, são as prioridades profissionais. A ciência política, no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, é o seu trabalho nos tempos livres. Com o curso do Centro de Formação de Jornalistas (CFJ) do Porto, Direito ficou para trás. Jornalista desde 1992 no JN e, depois, em alguns dos principais meios como o Expresso, a Agência Lusa e o Diário Económico, sempre nas áreas político-económica e financeira. Em simultâneo, comentador-residente em rádios e televisões, hoje na CNN Portugal.
Em Brexit, uma primeira avaliação?
Todas as críticas são aceitáveis, desde que usem linguagem respeitosa e sem ofensas. Peço-lhe por isso para corrigir o comentário, sob pena de ter de o impedir de participar nestas discussões e partilhar a sua opinião.
Em Imigrantes dão excedente de 1.600 milhões à Segurança Social
Boa noite, tem razão. Obrigado pelo comentário.
Em Céline Abecassis-Moeda sai da administração da Greenvolt
Boa tarde, a relevância é mesmo zero. Já fizemos a devida correção, obrigado pelo comentário.
Em A insalubridade política
Vamos ter de concordar em discordar. Um salário daquela ordem de grandeza para um jovem sem experiência, e com cartão partidário, não é aceitável nem pode passar sem crítica. Todos gostaríamos de ter jovens bem pagos, mas se fossem todos, não haveria problema. Mas são alguns, muito poucos, privilegiados e do universo partidário. Diria o mesmo se fosse qualquer outro partido.
Em BCP paga 8,5% por 350 milhões em dívida sénior
Boa noite, é mesmo a CMVM.
Em Inflação em Portugal supera média da Zona Euro em julho
Obrigado pelo alerta, Luiz. A informação estava correta, mas com uma edição deficiente. Obviamente, a taxa de inflação em Portugal é superior à media da zona euro, mas inferior à da União Europeia. Edição já devidamente feita.
Em A “incoerência” liberal
Boa tarde, o ECO tem um manifesto editorial, público e que pode consultar aqui no site, que define os termos do nosso compromisso com os leitores. O ECO é também um espaço de liberdade de opinião de todos os que aqui trabalham e, finalmente, é o Editorial a única opinião que compromete e vincula o jornal.
Em Um país estatizado (e não amordaçado)
Caro Carlos, se é leitor do ECO saberá que por aqui não há mordaças, nem estatização da informação.
Em “Isto é histórico”. TAP fecha acordo com todos os sindicatos
A notícia também refere que faltam as aprovações em assembleia geral de alguns, não todos, os sindicatos.
Em “Si yo fuera Maradona, viviría como él”
Obrigado pelo alerta.
Em O principal valor do ECO é a independência
Cara Manuela, pode fazer uma contribuição direta pelo valor que entender aqui no site e passará a receber a newsletter premium de sexta-feira exclusiva para os que apoiam o ECO. Obrigado
Em PONG PING, O Futuro, Primeiro
Boa tarde. está nas bancas (as que estão abertas, claro). Se não encontrar, envie um email para o ECO. Obrigado
Em Um mecanismo à portuguesa… na mutualista Montepio
Os responsáveis são aqueles que contribuíram ativamente para a sua reeleição, como é evidente. Por ato, mas também por omissão.
Em O Sporting é o novo BES?
A notícia que saiu diz respeito a aprovação em AG de acionistas. Mas tem de passar pelos obrigacionistas.
Em O Sporting é o novo BES?
Obrigado. Vou corrigir.
Em Raríssimas? Estas práticas são vulgaríssimas
Um retrato que, infelizmente, não é nada raríssimo. E explica o estado do pais.
Em M&M: o que eles querem para a economia do Porto e de Lisboa
Corrigido. Obrigado
Em Ninguém conhece esta empresa que diz valer 28 mil milhões
Caro Paulo, publicamos agora o referido relatório do ROC. Obg
Em “Temos o dever de defender os interesses dos acionistas”
O modelo de financiamento das resoluções é anacrónico, sim, mas é preciso acrescentar que há apenas outra alternativa: os contribuintes. A terceiro, creio, ninguém quer, isto é, a falência desordenada, que afetará todos.
Em O anúncio da morte da imprensa é para levar a sério
Sim, os jornalistas têm, seguramente, responsabilidades pelo jornalismo que é feito e isso tem de ser incluído nesta equação. E a lógica o clickbait – assente na ideia de que o volume de acessos é a única coisa que conta, sem ter em conta a qualidade e a segmentação dos leitores – está a contribuir muito para isso.
Em Quem é o novo líder da missão do FMI em Portugal?
Alfredo Cuevas é o novo líder da missão do FMI em Portugal. Que perguntas gostaria de fazer a este economista que, a partir de setembro, vai acompanhar a avaliação que o FMI faz de Portugal?
Em Diploma para lesados do BES abre a porta dos fundos ao Banif
Participe nesta discussão: os lesados do Banif devem ter o mesmo tratamento dos lesados do BES. Sim ou não? Se conhecer histórias sobre lesados do Banif, partilhe-as connosco. Envie email para comunidades@eco.pt
Em Economia dá a volta. “Fui eu”, reclama a direita nas redes
No ECO, queremos olhar para lá das notícias do dia-a-adia. As notícias são importantes, mas é sobretudo importante dar as notícias em contexto, explica-las e permitir que o leitor perceba as suas fontes e origens. De forma transparente e de acordo com o nosso manifesto editorial. Assumindo a subjetividade, mas sem conceder na verdade. Com este trabalho do Tiago Varzim, quisemos mostrar aos leitores o que os antigos governantes andam a dizer, sobretudo nas redes sociais, sobre os números da economia. Gostaria de desafiar os leitores a participarem na construção das notícias, de forma ativa, com sugestões e críticas, com pistas para outros trabalhos. Isso é a comunidade.
Em Novo Banco: Os termos de um negócio reescrito
Não me parece. Se a operação não for bem sucedida, haverá um bail-in de todos os obrigacionistas seniores. E a venda ao Lone Star será feita. Veremos.
Em Novo Banco: um pássaro na mão em vez de dois a voar
Nos próximos minutos já vamos pôr a primeira reação de um investidor internacional, um fundo. Vamos ver qual será a reação do mercado. Acho que há uma virtude: dinheiro à vista. Agora, perdas são perdas.
Em O que é que bloqueia a contratação coletiva?
Em Sub-23. Web Summit tem 6048 bilhetes a 9 euros
Caro Miguel, o Web Summit é uma oportunidade única, se não se limitar à festa do evento, se no dia seguinte o trabalho continuar. A pergunta-chave, que aqui no ECO estamos a fazer, é o que é acontece entre o dia seguinte e o Web Summit de 2017.
Em Os salários na banca são excessivos