Revista de imprensa internacional
François Hollande está preparado para tentar a reeleição em França. A popularidade entre os franceses não está a seu favor, mas Hollande acredita que Fillon é um adversário acessível.
Há quem sonhe ir estudar para o estrangeiro. Entre os locais preferidos estão as universidades de topo, nomeadamente as norte-americanas. Mas atenção: se Donald Trump cumprir as suas promessas anti-imigração, será bem mais difícil cumprir esse sonho. Continua, por isso, a “incerteza” no mundo ocidental, como notou o presidente do BCE, Mario Draghi, em entrevista ao El País: “A incerteza política é dominante”.
Financial Times
Hollande vai tentar reeleição em França
O atual presidente francês está com baixos níveis de popularidade, mas pretende avançar para as presidenciais, combatendo primeiros os seus rivais no Partido Socialista e depois o candidato da direita francesa, François Fillon, um adversário que François Hollande vê como mais fácil de vencer, escreve o Financial Times. Segundo fontes governamentais, Hollande pretende unir a esquerda francesa à volta da sua candidatura e, apesar de a situação ser complicada, o atual presidente está confiante numa vitória mesmo com Marine Le Pen à espreita.
Leia a notícia completa no Financial Times. (Acesso pago / Conteúdo em inglês)
El País
Mario Draghi: “A incerteza política é dominante”
Quando a recuperação da Zona Euro acabar, o presidente do Banco Central Europeu estará pronto para aumentar a taxa de juro. Quem o diz é o próprio Mario Draghi em entrevista ao El País, ressalvando no entanto que a “incerteza política é dominante” na Europa e no resto do mundo: o governador do BCE refere a desaceleração na China, o Brexit e as eleições norte-americanas. Draghi garante que a “recuperação — embora modesta — é robusta” uma vez que o PIB europeu regressou aos níveis pré-crise, apesar de ter demorado mais de sete anos a voltar a esse patamar.
Leia a entrevista completa no El País. (Acesso gratuito / Conteúdo em castelhano)
The New York Times
Canadá aprova expansão de oleoduto
O primeiro-ministro do Canadá aprovou a expansão de um oleoduto que vai ligar a zona de Alberta a British Columbia num projeto que se chama ‘The Kinder Morgan Trans Mountain’. Este oleoduto tem 53 anos e vai passar a produzir 890 mil barris por dia (produz 300 mil atualmente). Justin Trudeau garante que a decisão não vai pôr em causa o caráter ambientalista do seu Governo, afirmando que a decisão é meramente científica. Trudeau defende que a expansão não vai afetar a zona a nível ambiental.
Leia a notícia completa no The New York Times. (Acesso gratuito parcial / Conteúdo em inglês)
Financial Times
Bruxelas corta subsídios a combustíveis pouco amigos do ambiente
A União Europeia vai divulgar esta quarta-feira um plano para cortar os subsídios à produção de energia através de carvão, gás ou turfa para cumprir o acordo de Paris (COP21). A ideia de Bruxelas é incentivar os Estados-membros a aumentarem a eficácia energética, promovendo a produção e utilização de energias renováveis em vez de subsidiar a produção de energia através de combustíveis fósseis. O plano de mil páginas está previsto para durar cinco anos de forma a ser uma transição pacífica.
Leia a notícia no Financial Times. (Acesso pago / Conteúdo em inglês)
CNBC
Quer ir estudar para os EUA? Trump vai acabar com esse sonho
Se tem o sonho de ir estudar para os Estados Unidos da América, onde estão algumas das mais cotadas universidades do mundo, vai ter de pensar duas vezes. É que, se o próximo presidente dos EUA cumprir a promessa que fez em relação às políticas de anti-imigração “America First” (a América primeiro), poderá ser bem mais difícil ir estudar para uma universidade norte-americana. Além disso, o discurso anti-imigrantes poderá também afastar essa ideia da cabeça de muitos estudantes internacionais. Segundo a CNBC, no último ano académico foi batido o recorde de estudantes estrangeiros ao chegar a mais de um milhão pela primeira vez.
Leia a notícia completa na CNBC. (Acesso gratuito / Conteúdo em inglês)
Editado por Mariana de Araújo Barbosa (mariana.barbosa@eco.pt)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Revista de imprensa internacional
{{ noCommentsLabel }}