EDP vive maior ciclo de quedas de sempre. Perde 700 milhões
A empresa liderada por António Mexia já está a cair há dez sessões -- o maior ciclo de quedas de sempre para a EDP. Neste período, as dúvidas sobre o caso dos CMEC retiraram mais de 700 milhões à EDP.
Uma, duas, três… dez sessões no vermelho. A EDP voltou a cair. Foi a décima sessão consecutiva no vermelho para a elétrica liderada por António Mexia, naquele que é o maior ciclo de perdas desde que está em bolsa. Perdas que acontecem numa altura em que os investidores se mostram apreensivos com a investigação aos Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC).
A EDP, bem como a EDP Renováveis e a REN, foram alvo de buscas. Em causa estão suspeitas em torno dos Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual, mais conhecidos por CMEC, que levaram António Mexia e Manso Neto a serem constituídos arguidos. Suspeitas que estão a penalizar as ações da EDP. A elétrica está a perder valor. Desde que este processo começou, a 2 de junho, a empresa já perdeu 13% em bolsa.
A EDP recuou apenas 0,24%, para 2,86 euros durante a sessão desta segunda-feira. Mas, em dez sessões — o maior ciclo de perdas de sempre — as perdas já retiraram mais de 700 milhões de euros à capitalização bolsista da elétrica. Um comportamento que acabou por limitar a valorização da bolsa nacional: o PSI-20 encerrou em alta de 0,58% quando o resto da Europa registou subidas entre os 1% e 2%.
Esta queda traduz os receios dos investidores devido à investigação. Não só pelo impacto em termos reputacionais, como em termos de gestão, já que naturalmente poderá haver uma perda de foco da administração da empresa. Mas também, diz o Haitong, resulta dos receios em torno de eventuais custos associados à investigação aos CMEC.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP vive maior ciclo de quedas de sempre. Perde 700 milhões
{{ noCommentsLabel }}