Mercado automóvel europeu voltou a cair 18,9% em agosto
A Associação de Fabricantes de Automóveis Europeus (ACEA) espera uma queda histórica de 25% nas entregas ao longo do ano como um todo.
O mercado automóvel europeu, atingido na primavera pela crise de coronavírus, caiu 18,9% em agosto relativamente a igual período do ano passado, de acordo com dados divulgados esta quinta-feira.
Em comunicado, a Associação de Fabricantes de Automóveis Europeus (ACEA), indica também que o Grupo Renault sofreu uma queda de 24,7% em relação a agosto de 2019, enquanto o PSA registou uma queda de 20,8%. Depois de cair 55,1% em março, 76,3% em abril, depois 52,3% em maio sob o efeito do confinamento das populações e encerramento de oficinas, o mercado europeu recuperou pouco em consequência da pandemia.
O mês de agosto regista uma degradação em relação a julho, com uma queda de 5,7%, apesar de as empresas beneficiarem de medidas de estímulo governamentais adotadas em vários dos principais países europeus, incluindo Alemanha, França e Espanha. Nos primeiros oito meses do ano, apenas 6,12 milhões de novos automóveis de passageiros foram colocados nas estradas da União Europeia, quase 2,9 milhões menos do que no ano passado.
A ACEA espera uma queda histórica de 25% nas entregas ao longo do ano como um todo. Antes da pandemia, em janeiro, a entidade que reúne 16 fabricantes atuantes na Europa, previa uma queda de 2%, após seis anos consecutivos de crescimento que aproximaram o mercado dos patamares mais elevados.
Neste contexto tão degradado, a indústria automóvel europeia está agora preocupada com um possível fracasso nas negociações de um acordo pós-Brexit entre a UE e o Reino Unido. Na lista de fabricantes, o Grupo Volkswagen (com Skoda, Audi, Seat e Porsche), ainda indiscutível número um na Europa, viu as suas entregas caírem 24,3% em agosto. No entanto, ao longo de oito meses, a sua participação de mercado aumentou em 0,8 pontos, para 26,1%.
Está claramente à frente do segundo classificado PSA, cuja quota de mercado caiu 1,6 pontos para 15,3% desde o início do ano. O Grupo Renault completa o pódio europeu, mas também caiu mais que a média entre janeiro e agosto, tendo sua participação de mercado caído 0,4 pontos, para 11,5%.
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